Trânsito - Desafio das Megacidades

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Você já parou para pensar em quantas horas passou sentado em um engarrafamento?
Em São Paulo, por exemplo, uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que, em 2004, 38% dos motoristas gastavam mais de uma hora diária no trânsito.
Há várias cidades no mundo, cujo trânsito é considerado extremamente complicado. Algumas dessas cidades são:
Bangcoc, na Tailândia
Pequim e Xangai, na China
Cairo, no Egito
Calcutá e Chennai, na Índia
Jacarta, na Indonésia
São Paulo, no Brasil
Cidade do México, no México
São vários os fatores que contribuem para o verdadeiro caos no trânsito destas cidades. Um dos principais dos fatores é o crescimento acelerado dos centros urbanos sem o devido acompanhamento da adaptação das vias. Cidades como Calcutá ou Bangcoc contam ainda com um grande número de trabalhadores que vão e voltam de bicicletas e motocicletas, "costurando" entre veículos maiores. Não é surpresa também que a Índia e a China, com imensas populações concentradas em áreas urbanas, tenham péssima reputação no tocante ao tráfego.
Muitas soluções foram tentadas para diminuir o problema na cidade de São Paulo. Uma delas, extremamente polêmica, é o rodízio de veículos , medida usada em outras localidades como a Cidade do México. Além disso, vários viadutos foram construídos para escoar o tráfego ao longo dos anos. Nos anos 50, sugiram as marginais Tietê e Pinheiros, beirando dois dos principais rios da cidade. Nos anos 70, foi inaugurado o Minhocão, que passa por cima da avenida São João, no centro, ligando as zonas Leste e Oeste. Uma das obras mais recentes e ainda em andamento, é o Anel Viário, que pretende retirar das marginais e outras vias os veículos que chegam na cidade pelas rodovias e são obrigados a atravessar boa parte da malha urbana para chegar a outra rodovia. Além disso, a partir dos anos 80, começaram a surgir os primeiros corredores de ônibus, cujas construções se intensificaram nos últimos anos. Exclusivos para tráfego de ônibus e táxis com passageiros, os corredores tentam disciplinar a locomoção desses veículos, priorizando o fluxo de veículos para transporte público.
Todas essas obras, no entanto, sofreram com problemas de falta de planejamento, inversão de prioridades e superfaturamento. Um dos mais emblemáticos casos foi a construção do Fura-Fila, chamado atualmente de Expresso Tiradentes. Iniciado em 1997, o projeto acabou apenas em 2007, depois de quatro administrações municipais. O Fura-Fila consiste em um viaduto expresso para circulação de ônibus por cima da avenida do Estado, ligando o centro à periferia da Zona Leste, mais especificamente, à Cidade Tiradentes. A falta de planejamento é clara. Primeiro, eram cerca de 8 km. A obra acabou com cerca de 32 km. Muito criticado, no início do projeto, por não levar nada a lugar nenhum, o Fura-Fila acabou chegando à periferia, depois de várias mudanças de projetos. Na administração Pitta, o idealizador do projeto, houve várias acusações de superfaturamento. De qualquer modo, o projeto, que no início iria custar R$ 140 milhões, terminou em R$ 300 milhões, mesmo os trens tendo sido substituídos por ônibus. Assim, São Paulo convive com sérios problemas de locomoção para quem trabalha e mora na cidade. Mas, há cidades brasileiras, que conseguiram um bom planejamento de transporte, tão eficiente que virou modelo no Brasil e no resto do mundo.
Curiosidade
São Paulo ganha cerca de mil novos veículos por dia, de acordo com o Detran-SP. Em março, esse número subiu para 1500.Existe, hoje, aproximadamente um veículo para cada dois habitantes na capital. Se enfileirada, toda a frota de 6.067.707 veículos seria quase suficiente para dar uma volta na Terra, que tem cerca de 40 mil quilômetros de circuferência.

14 comentários:

Linny E. Whitecraft at: 27 de agosto de 2008 às 03:57 disse...

Cooool ^^

Unknown at: 27 de agosto de 2008 às 03:58 disse...

O blog está fantástico, com textos muito bem elaborados, imagens ligadas aos assuntos, enfim o conteúdoo é ótimo!
Parabéns continue assim!
Baah eu amoo vx!


By: Mariii!

Rubia at: 27 de agosto de 2008 às 03:59 disse...

Oi gente!
Adorei o blog... está lindO..
BjOs
Rúbia

Unknown at: 27 de agosto de 2008 às 04:01 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kauê at: 27 de agosto de 2008 às 04:02 disse...

ta daorinha essas materias

^^

continuem assim


=D

PauliinhaáH ee BiinhaáH at: 27 de agosto de 2008 às 04:03 disse...

O blog tah lindo! :D
Os textos estão otimos ..
E as imagens tbeem!

BeijoS!
Paula

Juullýh sz ~ at: 27 de agosto de 2008 às 04:04 disse...

Oii geente! O bloog tá lindo.. O post que eu fiz entao, tá mais legal ainda.. hahaha! Vamos continuar assim. Um beeeijo ;*

Unknown at: 27 de agosto de 2008 às 04:05 disse...

Ops.!Blog DahorinhAH.!

Continuem ASssim.!

BjuS

Baah Te Amu

sz

By:V¹hH .!

Unknown at: 27 de agosto de 2008 às 04:06 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo at: 27 de agosto de 2008 às 04:14 disse...

O blog táqa lindãaaO !

Baah ti amo sz³

By: Biankinha

Anônimo at: 27 de agosto de 2008 às 09:45 disse...

O blog táa lindãaaaO... as imageens tãao otimaas e os textos taambem !


Baah te amo sz³


By: Biankinha F. pD

Unknown at: 28 de agosto de 2008 às 11:34 disse...

OpLess.!

Eoo de volta

pra fala du Blog.!

HuHum ;D

Materias ,Imagens

TUdo ligado ao Assunto.!

Continuem Assim.!

Biankinha te AMuU sz

By: V¹hH.!

Fuis

Unknown at: 28 de agosto de 2008 às 11:38 disse...

OpleS.!

Eoo de Volta pra fala du Blog.!

Huhum ;d

Blog Esta Otimo

materias
imagens

Tudo ligado ao Assunto.!

Biakinhah te AmUu sz

Fuix

By: V¹hH.!

Unknown at: 30 de agosto de 2008 às 08:40 disse...

blog super legal bastantes assuntoss

ta nota 10